quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mãe confessa ter estuprado filha de 5 meses em Coroatá.

O caso da mãe que estuprou a própria filha chocou a região. As fotografias, em poder da polícia civil, mostram hematomas por todo o corpo da criança, resultado da violência sexual imposta pela própria mãe – a dona de casa, Antonia Darc, de 28 anos, moradora da rua Fortaleza, no bairro Palmeira Torta, em Coroatá, aparentemente normal, que confessou o crime.
São marcas de beliscões, chupadas e apertos fortes na barriga, no pescoço, nos braços. A fotografia da genitália mostra sangue escorrendo.
O caso chegou ao conhecimento da polícia por meio dos médicos de um hospital da cidade que acharam estranho os ferimentos que encontraram no corpo da criança de apenas 5 meses de idade. Eles ligaram para o Conselho Tutelar, que acionou a polícia judiciária.
MOTIVOS DO CRIME
Como prova o delegado que cuida do caso, Reno Calvancante, juntou ao inquérito um laudo médico, produzido por um perito oficial do Estado, que constata a ruptura do hímem na genitália da menor. Antonia confirma revelando que usou a própria mão para violentar a filha. O motivo alegado por ela torna o caso ainda mais chocante.
MENTIRA
O delegado acha que ela mente ao dizer que fez isso apenas uma vez. Segundo ele, Antonia aproveitava a ausência do pai da criança para abusar e maltratar a menina.
“Pelas lesões que estavam presentes no corpo da vítima, tinha lesões tanto recentes como lesões antigas, então é uma desconfiança nossa que essa violência sofrida pela menor não tenha sido a primeira vez”, disse Reno.
MARIDO PRESO
Antonia e o marido, pai da vítima, estão cumprindo prisão temporária nesta delegacia. Reno Cavalcante preferiu preservar a imagem do pai, um feirante de Coroatá, porque acredita na inocência dele no caso, mas, por precaução, achou melhor também detê-lo para investigação
A polícia também investiga a .participação de uma outra mulher no caso. Segundo o delegado, ela seria namorada de Antonia Darc, mas nada disso está confirmado, daí por quê não dá outros detalhes sobre esta suspeita.

Em Coroatá, mulher violenta sexualmente a sua própria filha, um bebê de apenas cinco meses

Na cidade de Coroatá, Antônia Barc, de 28 anos, foi presa, juntamente com o marido Raimundo Monteiro, 25 anos, por ter abusado sexualmente da prípria, um bebê de cinco meses, como atesta o laudo emitido pelo Instituto Médico Legal (IML). Segundo delegado Reno Cavalcante de Farias, a mãe justificou o estupro devido a rejeição da criança na convivência diária.

O pai, Raimundo Monteiro, 25, alegou inocência no crime cometido contra a filha. O casal está preso em Coroatá, enquanto o delegado ouve depoimentos, viabiliza investigações na tentativa de averiguar o envolvimento de cada um no crime ou se existem outras pessoas envolvidas.

A denúncia chegou ao conhecimento do delegado, na quarta-feira (13), quando o médico ao examinar a bebê, levada ao hospital pela mãe, diagnosticou violência sexual. Antônia Barc levou a filha ao hospital devido ao sangramento vaginal apresentado pela criança.

Para averiguar a suspeita de estupro, membros da equipe médica acionaram o Conselho Tutelar e o delegado o município. Diante da impossibilidade da realização de um exame especializado em Coroatá, a criança foi encaminhada para o hospital Materno Infantil, em São Luís, onde seria consultada por um médico legista oficial. Além da ruptura do hímem, com manipulação da genitália, a bebê apresentava ferimentos no couro cabeludo, rosto e abdômen. Estes ferimentos, no laudo, constam como lesões físicas descritas no emprego de violência física.

sábado, 15 de maio de 2010

Tv Cidade de Coroatá, sorteia 90 geladeiras e 300 capacetes

Em comemoração ao dia do trabalador, no último dia 1º de maio o programa de TV Balança Cidade, da TV Cidade afiliada a TV Record canal 04 – oposição ao atual prefeito – sorteou 90 geladeiras e 300 capacetes para população Coroataense.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Coroatá está participando pela 2ª vez da Olimpíada de Língua Portuguesa


A rede municipal de ensino de Coroatá está participando pela 2ª vez da Olimpíada de Língua Portuguesa. Todos os professores de Língua Portuguesa de 5º ao 9º ano estarão envolvidos. A Olimpíada é um grande incentivo à produção textual e leitura de maneira prazerosa e criativa. 


Participe e ajude seus alunos a descobrir a força que a escrita tem!
 

Inscrições abertas entre 12/03 a 14/05/2010: www.escrevendoofuturo.org.br

Coroatá bate recorde de público no dia Agricultura Familiar

imirante.comAgricultores familiares dos 17 municípios que compõem o Território dos Cocais lotaram o Centro Comunitário de Coroatá, na última sexta-feira (30), para a realização do Dia da Agricultura Familiar. O evento registrou recorde de público, com participação de mais de mil agricultores familiares.
Entre os presentes, agricultores dos municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, Fortuna, Lagoa do Mato, Matões, Parnarama, Peritoró, São João do Sóter, Senador Alexandre Costa, Timbiras e Timon. Em Anajatuba e em Bequimão, o Dia da Agricultura Familiar reuniu, ao todo, 1.500 agricultores.
A solenidade de abertura foi realizada pela manhã, com uma programação que incluiu atrações culturais como o tambor de crioula. A I Feira da Agricultura Familiar expôs e comercializou produtos da agricultura familiar da região, a exemplo de doces de caju, cajuína, farinha seca, farinha d’água, legumes, verduras, arroz, feijão e artesanato, além de animais.
A secretária de Desenvolvimento Agrário Conceição Andrade frisou que o Maranhão é o estado brasileiro com a maior concentração de trabalhadores na agricultura familiar, a exemplo dos extrativistas, ribeirinhos e pescadores artesanais. Ela afirmou que a meta é que os agricultores trabalhem para alcançar o excedente de produção para colocar no mercado e gerar renda e lucro.

Mobilização
O prefeito Luís da Amovelar destacou a grande mobilização dos agricultores, o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios que formam o território e das outras instituições parceiras. O mesmo sentimento foi expressado pelo superintendente do BNB, Franzé de Moraes, que realçou a união das instituições para o grande sucesso do Dia da Agricultura Familiar nos oito Territórios da Cidadania no Maranhão, e o crescimento no estado do programa de microcrédito rural do BNB, o Agroamigo.
O presidente da Fetaema, Francisco Sales, lembrou a luta dos trabalhadores rurais no campo, e reconheceu a importância das políticas públicas do Governo Federal para a agricultura familiar brasileira: “O presidente Lula mostrou ao mundo que é possível um país se desenvolver com crescimento da renda”.
Cicília Costa, delegada do MDA, falou sobre os programas do Ministério no estado, destacando o Arca das Letras, que são bibliotecas rurais móveis. Ela informou que dos 700 mil habitantes dos 17 municípios que formam o Território dos Cocais, 220 mil são agricultores familiares, 12 mil são assentados da reforma agrária, e 11 comunidades são quilombolas.

Computadores

Na solenidade, o superintendente do BNB/MA e a secretária Conceição Andrade assinaram o convênio pelo qual o banco doou 100 microcomputadores para utilização nos escritórios regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).
Durante a tarde, os agricultores participaram de mini-cursos, oficinas e palestras sobre os benefícios de programas como o de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Microcrédito do Banco do Nordeste, Garantia Safra, Aquisição de Alimentos, e da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa. Eles também receberam a liberação de parcelas do Pronaf e puderam tirar documentos como CPF e carteira de identidade, entre outros.

Transnordestina faz vítimas em Coroatá e BR-222

Os trens que cortam o Nordeste seguem sempre carregados. Mas ao cruzar cidades e vilarejos, os vagões não levam só mercadoria. Levam o perigo também. O trem anuncia o perigo, mas a criança ignora o risco. O comboio – com toneladas de produtos inflamáveis – cruza o vilarejo no quintal das casas. Mateus Lima estava brincando nos trilhos e não viu a locomotiva. Foi há três anos e nunca superou o trauma.
“No dia que eu vi o trem passando por cima dos meus pés foi muito difícil”, lembra o estudante. “Eu escutei um grito dele lá na linha, chamando meu nome”, recorda a dona de casa Maria das Dores Lima. O trem mudou o destino de Solaio Silva Pires. “Muitos planos que eu tinha para o futuro, se acabaram”, diz o estudante.
O número de acidentes nas ferrovias brasileiras surpreende. Foram 170 só este ano – segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Foram 46 na Transnordestina, a ferrovia que cruza sete estados – desde o Maranhão até Alagoas.
A maioria dos acidentes acontece durante as manobras do trem. Nesta região, por exemplo, várias ruas foram bloqueadas para o serviço de carga e descarga dos vagões. A locomotiva carregada de combustível divide a cidade ao meio. Os 56 mil habitantes de Coroatá – no leste do Maranhão – têm que se arriscar por baixo e por cima de vagões. “As pessoas ficam querendo atravessar e não conseguem”, argumenta a professora Benedita Gama.
O perigo é ainda maior à noite. O trem cruza a Rodovia 222 no meio da escuridão. O filho de Dona Benedita viajava de moto e morreu no choque com o trem.“A luz que fica lá é muito ruim. Ele não viu o trem e bateu”, revela a professora. Jaciara Betânia não se conforma com a morte do marido. O bancário Lourival Neto também morreu no cruzamento da BR com a ferrovia.
“A gente tinha uma vida estável, uma vida de conforto. Meus filhos também. Aí, de repente muda assim de uma hora para outra”, lamenta a dona de casa.

Prefeito de Coroatá e mais 25 são declarados inadimplentes junto ao TCE


O TCE divulgou na manhã do dia 19 de abril em seu site a relação dos 27 prefeitos e 45 presidentes de Câmaras considerados inadimplestes por não terem apresentado as prestações de contas do exercício de 2009 ao órgão. Da lista consta o nome do secretário-geral da Famem (Federação das Associações dos Municípios do Maranhão), o prefeito de Icatu, Juarez Lima (foto), e figurinhas carimbadas como Luizinho da Amovelar (Coroatá), Cabo Freitas (São Vicente Férrer), Luciana Trinta (Araioses), Eunélio Mendonça (Santo Antonio dos Lopes) e até os cassados Leocádio Rodrigues/Vagno Pereira, o Banga (Serrano do Maranhão),  Jônatas Alves Almeida (São Francisco do Maranhão) e Raimundo Almeida (Lago Verde).
Aliás, Serrano parece não dá sorte com gestores públicos. Além de Leocádio (PDT), afastado, e Banga (PTdoB), preso há quase um mês, a lista do TCE inclui o presidente da Câmara da cidade, Hermínio Pereira Gomes Filho. Ele assumiu o comando do município por causa do afastamento do pedetista e do trabalhista.
A relação do TCE não informa o nome de vários presidentes de Câmaras porque eles sequer se cadastraram no órgão ao assumirem o cargo, conforme determina instruções normativas do tribunal. Se você souber o nome dessas figuras pode informar nos comentários do blog. Vários municípios estão tanto com o prefeito quanto a Câmara inadimplentes. É o caso também de Icatu.
Além de ter suas contas julgadas irregulares, o gestor inadimplente estará sujeito a tomada de contas especial pelo TCE e até intervenção, se requerida pelo Ministério Público junto ao Poder Judiciário.
Abaixo, a relação dos prefeitos e presidentes de Câmaras irresponsáveis:

Prefeituras
Água Doce do Maranhão (José Eliomar da Costa Dias), Apicum-Açu (Sebastião Lopes Monteiro), Araioses (Luciana Félix Marão), Bela Vista (Jose Augusto Sousa Veloso), Belágua (Adalberto do Nascimento Rodrigues), Boa Vista do Gurupi (Emannuel da Silva Martin), Brejo de Areia (Ludmila Almeida Silva Miranda), Cajapió (Chico da Cerâmica),Campestre do Maranhão (Emivaldo Vasconcelos Macedo), Coroatá (Luizinho da Amovelar), Estreito (José Gomes Coelho), Graça Aranha (Edivânio Nunes Pessoa), Icatu (Juarez Alves Lima), João Lisboa (Emiliano Menezes), Lago Verde (Raimundo Almeida), Peritoró (Agamenon Lima Milhomem), Presidente Juscelino (Dacio Rocha Pereira), Santo Amaro do Maranhão (Francisco Lisboa da Silva), Santo Antonio dos Lopes (Eunélio Macedo Mendonça), São Francisco do Brejão (Alexandre Araújo dos Santos), São Francisco do Maranhão (Jonatas Alves de Almeida), São João do Caru (Alison Luiz Camporez), São Vicente de Férrer (Cabo Freitas), Satubinha (Antonio Rodrigues de Melo), Serrano do Maranhão Leocádio (Olímpio Rodrigues/Vagno Pereira), Tasso Fragoso (Antonio Carlos Rodrigues Vieira) e Turiaçu (Raimundo Nonato Costa Neto)

Câmaras de Vereadores
Água Doce do Maranhão (José  de Jesus da Conceição Nascimento), Alcântara (Benedito Barbosa), Bacuri (Fábio Marcelo Montello Oliveira), Balsas (Deuzilene Soares Barros), Bela Vista (Valdenir Lima), Belágua (Janilson Vieira Alves), Bom Jesus das Selvas (Levi da Silva França), Cândido Mendes (João Pereira Neto), Cantanhede (não cadastrado no TCE), Cidelândia (Ataíde Sampaio), Cururupu (João de Deus Amorim Lopes), Dom Pedro (Alexandre Carvalho Costa), Duque Bacelar (não cadastrado no TCE), Godofredo Viana (João dos Santos Ferreira), Graça Aranha (Eronir Soares Freitas Nascimento), Grajaú (Clesiomar Martins Viana), Icatu (Luzenir Pereira da Silva), Igarapé  do Meio (Raimundo Mendes Barbosa), Jenipapo dos Vieiras (Osvaldo Ramos de Sousa), Lago dos Rodrigues (não cadastrado no TCE), Magalhães de Almeida (Emílio Sousa Costa), Marajá  do Sena (Francisco de Assis Vieira Sousa), Miranda do Norte (Joubert Sergio Marques de Assis), Nova Colinas (Antonio Alves da Costa), Nova Olinda do Maranhão (José  Alberto Lopes Sousa), Olho Dágua das Cunhãs (Vicente Paulo Barros), Paço do Lumiar (Alderico Abreu da Silva Campos), Paulino Neves (não cadastrado no TCE), Pedro do Rosário (não cadastrado no TCE), Pinheiro (Gilmar Soares), Pio XII (Raimundo Nonato Cândido Costa), Porto Rico do Maranhão (Aguinildo Coimbra), Presidente Juscelino (Dacio Rocha Pereira), Santa Filomena do Maranhão (não cadastrado no TCE), Santana do Maranhão (Régis Amador Farias), São Bernardo (Carlos André dos Santos Costa), São Domingos do Maranhão (Walmek Avelar Rodrigues Cardoso), São Félix de Balsas (Raimundo Nonato Nunes), São Raimundo Doca Bezerra (Luis Lima Domingues), Serrano do Maranhão (Hermínio Pereira Gomes Filho), Tasso Fragoso (Francisco Candido da Silva), Turilândia (André  Sousa dos Santos), Urbano Santos (Gerardo Amélio Rodrigues Filho), Vitorino Freire (Cleudimar Rodrigues Veras) e Zé  Doca (José Feitosa da Silva).