terça-feira, 11 de maio de 2010

Coroatá bate recorde de público no dia Agricultura Familiar

imirante.comAgricultores familiares dos 17 municípios que compõem o Território dos Cocais lotaram o Centro Comunitário de Coroatá, na última sexta-feira (30), para a realização do Dia da Agricultura Familiar. O evento registrou recorde de público, com participação de mais de mil agricultores familiares.
Entre os presentes, agricultores dos municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, Fortuna, Lagoa do Mato, Matões, Parnarama, Peritoró, São João do Sóter, Senador Alexandre Costa, Timbiras e Timon. Em Anajatuba e em Bequimão, o Dia da Agricultura Familiar reuniu, ao todo, 1.500 agricultores.
A solenidade de abertura foi realizada pela manhã, com uma programação que incluiu atrações culturais como o tambor de crioula. A I Feira da Agricultura Familiar expôs e comercializou produtos da agricultura familiar da região, a exemplo de doces de caju, cajuína, farinha seca, farinha d’água, legumes, verduras, arroz, feijão e artesanato, além de animais.
A secretária de Desenvolvimento Agrário Conceição Andrade frisou que o Maranhão é o estado brasileiro com a maior concentração de trabalhadores na agricultura familiar, a exemplo dos extrativistas, ribeirinhos e pescadores artesanais. Ela afirmou que a meta é que os agricultores trabalhem para alcançar o excedente de produção para colocar no mercado e gerar renda e lucro.

Mobilização
O prefeito Luís da Amovelar destacou a grande mobilização dos agricultores, o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios que formam o território e das outras instituições parceiras. O mesmo sentimento foi expressado pelo superintendente do BNB, Franzé de Moraes, que realçou a união das instituições para o grande sucesso do Dia da Agricultura Familiar nos oito Territórios da Cidadania no Maranhão, e o crescimento no estado do programa de microcrédito rural do BNB, o Agroamigo.
O presidente da Fetaema, Francisco Sales, lembrou a luta dos trabalhadores rurais no campo, e reconheceu a importância das políticas públicas do Governo Federal para a agricultura familiar brasileira: “O presidente Lula mostrou ao mundo que é possível um país se desenvolver com crescimento da renda”.
Cicília Costa, delegada do MDA, falou sobre os programas do Ministério no estado, destacando o Arca das Letras, que são bibliotecas rurais móveis. Ela informou que dos 700 mil habitantes dos 17 municípios que formam o Território dos Cocais, 220 mil são agricultores familiares, 12 mil são assentados da reforma agrária, e 11 comunidades são quilombolas.

Computadores

Na solenidade, o superintendente do BNB/MA e a secretária Conceição Andrade assinaram o convênio pelo qual o banco doou 100 microcomputadores para utilização nos escritórios regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).
Durante a tarde, os agricultores participaram de mini-cursos, oficinas e palestras sobre os benefícios de programas como o de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Microcrédito do Banco do Nordeste, Garantia Safra, Aquisição de Alimentos, e da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa. Eles também receberam a liberação de parcelas do Pronaf e puderam tirar documentos como CPF e carteira de identidade, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário